Nosso Curso

O curso de atualização “Redescobrindo a Biologia Celular II”, com 60 horas, tem o objetivo de revisitar e difundir conceitos na área, tendo como público-alvo os Professores de Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública.
 
Inicialmente estabelecido por um grupo de docentes e pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, seu sucesso motivou o estabelecimento de uma primeira parceria importante com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Ensino Pedagógico (CENP) e da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores Paulo Renato de Souza (EFAP). Desde então,  o curso é integrado à divulgação e às atividades da SEESP e têm complementado a formação de educadores de todo o Brasil. 
 
Nesta nova edição, o curso “Redescobrindo a Biologia Celular II” também terá oferta expandida aos professores da rede pública de todo o país e para isso contará com o apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Fotônica Aplicada a Biologia Celular (INFABIC). Caso haja disponibilidade de vagas, essas serão abertas também para os os professores de escolas privadas

Sede física do Curso

Departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento, Instituto de Ciências Biomédicas, USP

Plataforma: (http://edm.org.br). Estação Digital Médica, Faculdade Medicina USP (Prof Chao Lun Wen).

Formato do Curso

Vídeo Aulas

Cada bloco de matéria será gravada, por alunos de pós-graduação e pós-doutorado, em vídeos de 12 a 15 minuto. Carga Horária: 31 h

Cada aula ficará disponível na Estação Digital Médica da Plataforma da Telenedicina (FMUSP) durante duas semanas.

Material em PDF

Haverá material em formato portable document file (pdf) referente a todas as aulas ministradas.

Testes

Cada aula haverá um teste de 10 questões múltipla escolha corrigidas pelo cyber tutor da plataforma. Carga Horária: 20 h

Avaliações

Os alunos realizarão avaliações avaliações para cada aula e 2 provas oficais por bloco de matéria. Carga Horária: 6 h. Provas substitutivas serão aplicadas mediante justificativa de falta.

As provas têm como atividade obrigatória a elaboração de um plano de aula cujo tema será especificado no momento da prova. O plano deverá ser manuscrito e enviado pelo correio, no endereço indicado. Na falta do plano de aula, a nota não será computada.

Certificado

A Universidade de São Paulo entregará certificados de conclusão do curso mediante critérios estabelecidos pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão: 75% de presença nas atividades da plataforma e nota mínima nas avaliações.

A nota final do curso é composta por: 2 provas oficiais, 10 avaliações de aula e 2 planos de aula.

Alunos que não cumprirem as atividades na plataforma e não fizerem todas as provas e avaliações, não poderão receber o Certificado da USP.

A última Prova do curso será presencial. Se o aluno não puder comparecer, deverá justificar a ausência e aguardar as instruções para a prova substitutivas à distância.

Áreas abordadas no curso

Estruturas Celulares

Analisar as estruturas da célula: Núcleo, membrana e organelas.

Processos Celulares

Serão vistos processos como: Ciclo, morte, transcrição, tradução, transporte e síntese proteica.

Tipos Celulares

Serão abordados células epiteliais, musculares, adiposas, nervosas, reprodutoras e do tecido conjuntivo.

Curiosidades

Além das matérias básicas, serão oferecidos conceitos de células-tronco, organismos transgênicos, câncer e outros temas. Nesta edição, acrescentamos uma aula bônus sobre Célula Vegetal.